segunda-feira, 30 de junho de 2008

O Windows XP morreu. E agora?

Hoje, 30 de junho de 2008, o Windows XP deixa de ser vendido pela Microsoft. A data parece ter sido escolhida de propósito, para coincidir com a aposentadoria de Bill Gates. Ao mesmo tempo em que o supernerd pendura as chuteiras, sai de cena o melhor Windows de todos os tempos. A era de ouro da Microsoft acabou.

Mas e na prática, o que muda? Já estava muito difícil achar, nas grandes lojas, computadores com o XP. A novidade é que agora o software avulso, vendido em cd e em micros montados na rua Santa Ifigênia, também vai sumir. Ainda é possível encontrá-lo, por cerca de R$ 300,00. Mas, quando o estoque se esgotar, bau bau. Restará apenas uma opção: comprar um computador com Windows Vista Business, que dá direito a voltar para o XP. Só que as máquinas Business são mais caras e difíceis de achar. Isso sem contar a mão-de-obra que é fazer, por conta própria, uma troca de sistema operacional. Para leigos, é inviável.

Junte tudo isso, e veja só como o panorama é ruim: ao comprar um computador novo, as únicas alternativas são o Vista (mais lento que o XP), o Linux (mais complicado) ou o Mac OS X (mais caro). O Windows XP vai deixar saudades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário